"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

segunda-feira, 12 de março de 2012

Notícia de um Sequestro - Gabriel García Márquez

Mais umas viagens de autocarro, mais um livro terminado.
Por este andar, ultrapasso o meu desafio de 25 livros num ano, pouco para os leitores anciãos mas o suficiente para uma novata como eu.

Este livro fez com que a minha opinião não ficasse bem definida. E porquê? Porque tive momentos em que me perdi, depois encontrava-me e voltava a perder-me. E isto simplesmente porque não sou conhecedora do ambiente político da Colômbia, e na minha santa ignorância não tinha conhecimento da figura de Pablo Escobar, um dos maiores traficantes de droga do mundo e ao mesmo tempo uma personalidade que mudou muito o regime político do seu país.
Perdi-me também pela quantidade de intervenientes na trama. Por vezes pensava que estava a ler um livro de história sobre o tráfico de droga da Colômbia, pela quantidade de factos relatados. Embora o autor fizesse algumas analepses e prolepces que desvendava os momentos marcantes da história, o que dava um pouco de entusiasmo na minha leitura.
No meio de tudo isto, tenho a dizer que o escritor é bastante bom. Relatar um acontecimento destes, que marcou tanto o país, pela morte de inocentes e pela luta pelos direitos humanos, ele soube manter-se imparcial, dando a hipótese de o leitor escolher de que lado está, do lado do Governo, dos sequestrados ou de Pablo Escobar, do tráfico de droga e dos sequestradores.
Ah, consegui ter vários pesadelos com armas de fogo. 
Aconselho a ler, com atenção.

Sinopse:

Colômbia 1990/91. Encurralado por uma teia montada contra o narcotráfico, perseguido pelas autoridades do seu país e pela comunidade internacional, Pablo Escobar, poderoso «barão» da droga, recorre, como medida de força, ao rapto de vários jornalistas, entre os quais se encontram familiares de importantes personalidades do mundo político.
Tendo por base uma investigação exaustiva desta situação trágica e os testemunhos de todos os envolvidos, Gabriel García Márquez constrói um fabuloso romance em que se reflecte uma Colômbia violenta, dividida, onde os jogos de poder e a corrupção ditam as leis.
Num tema tratado com alguma frequência, a escrita de García Márquez marca a diferença, confirmando-o, uma vez mais, como um dos melhores escritores de todos os tempos.

4 comentários:

  1. Vai ser o próximo do "Gabito" a ler ;D Trata de factos de que mal nos apercebemos neste canto santo e sossegado do mundo. Acredito que tenhas tido pesadelos :S
    Depois experimentas o outro género dele...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. quando for a Portalegre levo-te o livro ;) sim emprestas-me um livro dele ^^

      Eliminar
  2. Eu tenho o livro, Di. Há uns anos fizeram uma colecção de livros do Gabito a um bom preço. Cerca de 4 euros por livro, acho. Aproveitei logo ;D

    ResponderEliminar