"Restava-me o amparo dos livros" - José Jorge Letria

domingo, 27 de janeiro de 2013

Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden

Este e um dos melhores livros que li ultimamente. Prendeu-me do inicio ao fim, e mesmo contrariando o final que eu desejava, conseguiu deixar-me encantada.

Gostei principalmente das personagens, bem construídas e todas muito diferentes. Nobu-san é sem dúvida a que mais me surpreendeu. Um homem que se pode odiar e adorar. E sou da opinião que merecia um final diferente. Sayuri, a protagonista, tem os seus altos e baixos, apesar do seu aspecto físico, não é perfeita, erra como todos os outros. O seu erro nas últimas páginas deixou-me um pouco frustrada. O Director para mim é uma personagem muito secundária e indiferente, não me cativou. Mameha, é inteligente, bonita e ao mesmo tempo um braço importante de Sayuri. E não podia deixar de referir Hutsumomo, uma verdadeira vilã, mesmo depois de ter abandonado Gion marcou a sua presença.

As descrições estão muito boas, percorri Gion de uma ponta à outra e fiquei deliciada com o que vi. Em relação à vida de Gueixa, digamos que não fiquei assim com tanta pena delas, sei que passaram por muito mas acabam por ter uma vida de luxo da qual sentem saudades quando se vêm sem ela.

Situação histórica: Da  Depressão à Segunda Grande Guerra, em que o Japão defronta os Estados Unidos.


Sinopse:
Quioto, anos 30. Sayuri tem olhos cor de espelho e é uma das mais famosas gueixas do Japão. Acompanha cidadãos japoneses abastados, enverga deslumbrantes quimonos de seda mas tem de pagar pela sua própria liberdade até conhecer um danna que a sustente e pague todas as suas despesas. Na sua vida, tal como na de todas as gueixas, não há lugar para o amor, mas Sayuri apaixona-se... Um romance ímpar e contagiante que demorou dez anos a escrever.

1 comentário: